Jogada Decisiva

Jogada Decisiva
Ficha Técnica
Título no Brasil: Jogada Decisiva
Título Original: He Got Game
Origem: EUA
Ano de Lançamento: 1998
Produção: John Kilik e Spike Lee
Estúdio: 40 Acress & A Mule Filmworks
Distribuição: Touchstone Pictures
Direção: Spike Lee
Roteiro: Spike Lee
Edição: Barry Alexander Brown
Cor: Colorido
Duração: 134 minutos
Elenco: Denzel Washington, Ray Allen, Milla Jovovich, Rick Fox, Rosario Dawson, Hill Harper, Zelda Harris, Ned Beatty, Jim Brown, Michele Shay, Lonette McKee e Thomas Jefferson Byrd, entre outros.

SINOPSE - por FilmesDeCinema.com.br

O diretor Spike Lee é conhecido por mostrar o outro lado de histórias óbvias. Assim fez com o clássico Malcolm X, com os excelentes Faça a Coisa Certa e Febre da Selva, sem falar no espetacular e chocante When The Leeves Broken - A Requiem in Four Acts, sobre a trágica realidade de Nova Orleans um ano após o Katrina.

Em Jogada Decisiva não foi diferente. Lee consegue transformar um filme que tinha tudo para ser um melodrama hollywodiano em uma interessante visão sobre o mundo de interesses que cerca as jovens promessas do esporte estadounidense.

O filme é protagonizado por Denzel Washington e Ray Allen, craque do Boston Celtics e na época jogador do Milwaukee Bucks. Denzel vive Jake Shuttlesworth, um presidiário condenado pelo assassinato de sua própria esposa. Seu filho, Jesus Shuttlesworth (Ray Allen), é o melhor jogador do High School estadounidense, cotado para ingressar nas melhores universidades ou até mesmo saltar este degrau e ir direto do secundário para a NBA.

Uma semana antes de Jesus decidir por onde jogará nos próximos anos, Jake recebe uma proposta do diretor do presídio onde cumpre pena. Convencer seu filho a assinar uma carta de intenção se comprometendo a ingressar na Big State, a universidade estadual de Nova Iorque. Em troca disto Jake Shuttlesworth teria sua pena reduzida, entrando no programa de liberdade condicional assistida.

Tarefa fácil para Jake? Seria, se Jesus não tivesse sido testemunha ocular da morte de sua mãe, assassinada por seu próprio pai. Em apenas uma semana Jake Shuttlesworth tem que romper a barreira de ódio e revolta de Jesus e convencer seu filho a ingressar na Big State.

Um dos pontos fortes do filme é a forma como Spike Lee mostra a rede de interesses que cerca esses jovens talentos do esporte. Mulheres, família e amigos que se aproximam por interesses escusos, todos a fim de faturar em cima do talento de Jesus.

Outra coisa de Jogada Decisiva que vale a pena conferir é a trilha sonora, inteiramente assinada pelo Public Enemy, uma das mais importantes bandas da história do rap no mundo. E talvez He Got Game seja um dos últimos grandes álbuns do grupo que estourou nos anos 80 com o sensacional Yo! Bum Rush the Show.

Curiosidades

Jogada Decisiva não foi um filme premiado, mas recebeu diversas indicaçãos. A mais surpreendente no MTV Movie Awards em 1999, quando Ray Allen foi indicado como ator revelação.

Embora em seu fim de semana de estréia o filme tenha atingido o primeiro lugar no ranking de bilheterias no Estados Unidos, com exibição em 1319 salas e faturamento pouco inferior a 8 milhões de dólares, Jogada Decisiva não se pagou. O orçamento da obra foi de cerca de 25 milhões de dólares e o faturamento total com a exibição ficou em torno de 21 milhões e meio de dólares.

O nome do personagem de Ray Allen, Jesus, é uma homenagem ao lendário Ear “The Pearl” Monroe, um dos maiores jogadores da história do basquete. Na NBA, Monroe foi eleito o calouro do ano em 1968 jogando pelo Baltimore Bullets, além de ser o grande nome do último título do New York Knicks em 1973. Nas ruas da Filadélfia, Earl Monroe atendia à alcunha de Jesus e quando foi descoberto pela mídia era chamado de Jesus Negro.

Rick Fox, então jogador do Los Angeles Lakers, também participa do filme no papel de Chick Deagan, jogador da Tech University, responsável por ciceronear e convencer Jesus a entrar para sua universidade.

Diversas outras personalidades do basquete aparecem em Jogada Decisiva como eles mesmos, dando depoimentos sobre Jesus Shuttlesworth. Entre els destaques para Michael Jordan, Shaquille O’Neal, George Karl, Reggie Miller, Rick Pitino, Bill Walton, Charles Barkley, Scottie Pipen, John Chaney e Dick Vitale.