Space Jam

Space Jam
Ficha Técnica
Título no Brasil: Space Jam - O Jogo do Século
Título Original: Space Jam
Origem: EUA
Ano de Lançamento: 1996
Produção: Ivan Reitman
Estúdio: Warner Bros. Pictures
Distribuição: Warner Home Vídeo
Direção: Joe Pytka
Roteiro: Leo Benvenuti, Herschel Weingrod, Steve Rudnick e Timothy Harris
Edição:
Cor: Colorido
Duração: 89 minutos
Elenco: Michael Jordan, Charles Barkley, Patrick Ewing, Larry Bird, Muggsy Bogues, Charles Oakley, Theresa Randle, Wayne Knight, Billy West, Dee Bradley Baker, Pernalonga, Patolino, Gaguinho, Frangolino, Marvin – o marciano, Piu Piu, Frajola, Eufrazino Puxa Briga, Taz, Hortelino, Lola Bunny, Papa Léguas, Coiote Coió, Senhor Swackhammer, entre outros.

SINOPSE - por

Quem foiadolescente ou criança na metade dos anos 90seguramente se lembra do filme que reuniu os Looney Tunes e o astro do basquete,Michael Jordan.

O ganancioso senhor Swackhammer está em busca de novas atraçõespara seu parque de diversões extraterrestre, a Montanha Bobolândia. Analisando atrações de todo o mundo, ele decide que Pernalonga e sua turma seriam uma boa opção para o parque. OsLooney Tunes são então capturados.

O sempre falastrãoPernalonga consegue convencer o senhor Swackhammer a lhes dar uma chance e desafia os Nerdlucks – minúsculos empregados da Montanha Bobolândia – para umapartida de basquete, valendo a liberdade da turminha dos Loney Tunes.

O que o esperto coelho não contava era com os poderes alienígenas dos Nerdlucks que voltam à Terra e roubam as habilidades de famosos jogadores da NBA, entre eles Patrick Ewing, Charles Barkely, Muggsy Bogues, Shawn Bradley e Larry Johnson.

Já com o talento dos astros da NBA, os Nerdlucks se convertem em gigantescas criaturas e formam o quase imbatível time dos Monstars. E é aí que o Jordan entra na parada. Já aposentado do basquete,Michael Jordan então se dedicava ao beisebol e, talvez por isto, tenha escapado dos Nerdlucks. Mas cientes de todo seu talento, a turma do Pernalonga sequestra MJ e o convence a ajudá-los a formar oTuneSquad, o time que disputaria O Jogo do Século contra os Monstars.

O resto do filme, você que ainda não viu já deve ter imaginado, muita confusão por parte dos Looney Tunes e a chance de ver um pouquinho do inigualável Michael Jordan!

Curiosidades

Space Jam foi um sucesso de bilheteria, faturou mais que 90 milhões de dólares só no Estados Unidose mais que 140 milhões de dólares em todo o mundo.

A animação também foi bem premiada. Recebeu ao todo 11 indicações à prêmios e faturou 5, entre eles um Grammy de Melhor Música Original de Filme ou TV, com I Believe I Can Fly, de Robert Kelly.

Outro gigante do basquete, Larry Bird, também faz sua pontinha no filme. Ele aparece jogando golfecom Michael Jordan, Bill Murray e Wayne Knight.

Em Space Jam acontece a primeira aparição da coelha Lola, que posteriormente faz algumas participações nos desenhos dos Looney Tunes.

Além de Jordan e Larry Bird, uma série de jogadores e técnicos da NBA aparecem no filme, entre elesCharles Oakley, Derek Harper, Alonzo Mourning, o grande Paul Westphal, Danny Ainge, A. C. Green, Vlade Divac, Cedric Ceballos, Del Harris, Anthony Miller, Sharone Wright e Jeff Malone, além dos comentaristas Jim Rome e Ahmad Rashad.

No original, o renomado ator Danny DeVito foi quem fez a voz do senhor Swackhammer, proprietário daMontanha Bobolândia.

O filme virou jogo de vídeo game, para os consoles PlayStation 1, Sega Saturn, e para PC.

No Brasil, Waldyr Sant’anna – o dublador original do Hommer Simpson – fez as vozes de Charles Barkley e Marvin – o marciano. E na cena em que o Gaguinho convoca uma reunião de emergência com o Papa Léguas e o Coiote Coió, o simpático porquinho também é dublado por Sant’anna.